Nas aulas de Educação FÃsica do Santa Dorotéia, as práticas corporais, tanto na natureza quanto nos espaços urbanos, oferecem muito mais do que noções saudáveis de movimento. De acordo com a BNCC, essas vivências ampliam habilidades como autonomia, cooperação, responsabilidade e tomada de decisão.

Ao explorarem desafios diversos pelo viés da formação integral, os estudantes desenvolvem a capacidade de cuidar de si, do outro e do espaço em que vivem, fortalecendo também o vÃnculo com a natureza e a consciência ambiental. Além disso, o respeito à s regras, o autocontrole, a disciplina e a valorização do oponente são estimulados em diferentes contextos. As aulas de lutas, propostas nas turmas do 3º Ano do Ensino Médio, são exemplo de boas práticas que envolvem a reflexão sobre a cultura de paz e o respeito mútuo nas relações. Realizados de forma segura e cooperativa, preceitos básicos como ataque, defesa e esquiva proporcionam mais motivação.
Assim, cada experiência se transforma em aprendizado efetivo, que vai além do contexto escolar. Realidades que contribuem significativamente para a formação de cidadãos crÃticos, autoconfiantes e capazes de viver com equilÃbrio e respeito.



